Linhacima

Por Brenda Aracon, em 16 de novembro de 2022

Ivo Wandark, que atualmente ocupava o cargo de vereador na cidade de Poção, teve seus direitos políticos suspensos por improbidade administrativa.

A 31ª sessão ordinária da Câmara Vereadores de Poção, realizada nesta quarta-feira (16), contou com a presença de oito vereadores e teve como pauta principal a recomendação do Ministério Público de Poção de decretar perda do mandado eletivo do vereador Ivo Wandark da Silva.

O ex-parlamentar Wandark teve os direitos políticos suspensos em virtude de uma condenação judicial: “Pela prática de atos de improbidade administrativa que causaram lesão ao erário e atentaram contra os princípios da administração pública. Dentre as sanções aplicadas está a suspensão dos direitos políticos do pelo prazo de oito anos a partir do trânsito em julgado ou condenação em segunda instância”, afirma o MPPE.

A declaração de perda do mandato do vereador foi solicitada pela Promotora de Justiça de Poção, Themes da Costa e atende ao Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Poção, no inciso II do artigo 19, que prevê a destituição de parlamentar que tenha os direitos políticos suspensos.

Apesar de ter sido notificado, Ivo Wandark não compareceu à reunião, em que poderia apresentar defesa. Sendo assim, o Presidente da Câmara de Vereadores de Poção, José Silvestre, através de ato declaratório, extinguiu o mandato, afirmando que: “foram atendidos todos os dispositivos legais e o regimento interno dispõe que o ato de extinção do mandato é de cunho declaratório executivo do presidente da Câmara, declaro extinto o mandato do senhor Ivo Wandark da Silva, em virtude de suspensão dos seus direitos políticos”.
Após a reunião, o a Câmara de Vereadores enviou ofício para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER-PE), informando sobre a vacância do cargo de vereador e solicitando o nome do suplente que ocupará o posto. Quando obtiver resposta, a posse do novo vereador será marcada de imediato.

Veja o vídeo gravado pelo Presidente da Câmara a respeito do tema:



Praça Monsenhor Estanislau, 122, Primeiro Andar

CEP: 55240-000

cmvpocao@hotmail.com

Expediente

Expediente: De 7:00 às 13:00 horas, de Segunda a Sexta

(87) 3834-1134

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support